Em 2010, são completados 100 anos da abertura da primeira – e bem pequena - loja da estilista Gabrielle Chanel em Paris. Depois de tanto tempo, a grife Chanel não cresceu só em números (passando a vender no mundo todo, em diversas lojas, produtos luxuosos e caríssimos).
Chanel tornou-se um dos nomes mais importantes da moda por ter criado peças que marcaram época.
Foi Gabrielle quem libertou as mulheres das cinturas apertadas, que no pós-guerra foram impostas pelo “new look” da Dior e colocou-as em tailleurs masculinos mais confortáveis, deixou as mulheres mais incrementadas com batons vermelhos, broches de camélias e colares de pérolas.
Confira os principais ícones de moda eternizados por Chanel:
- Cabelos curtos: Chanel foi definitivamente uma mulher que marcou época. Circulando pela alta-sociedade parisiense, seu estilo foi muito visto, comentado e divulgado na época. Ela não foi a primeira a usar cabelos curtos, mas difundiu o estilo entre as mulheres francesas que a acompanhavam. Hoje em dia chamamos o “corte Chanel” de cabelos com base reta e cortados na altura do pescoço.
- Pretinho básico: As cores sóbrias sempre fizeram parte do guarda-roupa pessoal de Gabrielle. Quando ela passou a fazer modelos de vestidos bastante simples para a Chanel, logo ganhou destaque nas revistas de moda, o que fez com que a peça passasse a ser produzida em escala maior e difundido o “pretinho básico” como parte do estilo da grife.
- Tailleur: Gabrielle costumava usar duas peças em seu dia-a-dia, especialmente para ir a corridas de cavalo. Depois de tanto usar, passou a fazer versões também para a Chanel. Foi então que o tailleur tornou-se queridinho das clientes da estilista.
- Colar de pérolas: Há quem diga que foi Chanel a criadora das bijuterias, graças aos colares de pérolas que ela decidiu colocar sobre os pretinhos básicos que criava.
Confira também
Camélias: Os broches com o formato da flor até hoje aparecem incrementando as peças da grife e depois de ser usado com regularidade por Chanel tornou-se símbolo de elegância e sofisticação.
- Bolsa 2.55: Aquela bolsa pequenininha de matelassê e alça de correntes que você vê por aí em diversas lojas foi originalmente criada por Chanel em fevereiro de 1955 (o nome do modelo remete a esta data). O acessório é tão importante para a moda pois foi ela que pela primeira vez tirou as bolsas das mãos das mulheres e ofereceu a elas a possibilidade de carregá-las nos ombros.
- Sapatos bicolores: Lembra daqueles sapatos claros com as pontas e detalhes pretos? Foram lançados por Chanel nos anos 20 com um único intuito, de fazer os pés das mulheres parecerem menores.
- Perfume Nº 5: o número da sorte de Chanel dá nome ao perfume, que até hoje mais rende dinheiro à marca. Ele possui cerca de 80 ingredientes, grande parte de florais. O cubo de vidro transparente minimalista revolucionou o mundo dos perfumes nos anos 20, que até então estava acostumado às embalagens refinadíssimas.
Fonte: Portal R7
0 comentários